Sagrado Coração de Jesus.

MANDE-NOS UM RECADINHO: ECCPACAJUS@BOL.COM.BR

Mande-nos um recadinho através do email: ECCPACAJUS@BOL.COM.BR

domingo, 29 de agosto de 2010

XVIII Encontro de Casais com Cristo


Nos dias 27, 28 e 29 de Agosto do ano de 2010, aconteceu o
XVIII Encontro de Casais com Cristo em nossa paróquia.
O E.C.C. é um serviço da nossa Igreja católica, que procura evangelizar as famílias na busca de uma verdadeira igreja doméstica, onde pais e filhos vivam os ensinamentos do evangelho, num compromisso com a dignidade humana e a justiça social. Assim, durante todos estes anos, muitos casais passaram por nossa Paróquia e por este Encontro, levando para seus lares a vivência de um autêntico matrimônio cristão, onde o amor entre os cônjuges e os filhos fizeram, com certeza nosso mundo um pouco melhor. Muitos não permaneceram, outros ainda estão aqui, trabalhando na Vinha do Senhor.

Por oportuno, neste mês de Agosto dedicado as vocações, em que esta sendo realizado o 18º E.C.C., Queremos agradecer a todos os casais que vem colaborando com a missão que Jesus Cristo nos confiou e dar Boas Vindas aos encontristas que estão chegando, esperando que aproveitem esta excelente oportunidade que Deus está lhes dando, para se integrarem ao povo de Deus aqui, em nossa Paróquia e junto com nossos parocos Pe. Adair e Pe. Bosco onde vem desempenhando um belo trabalho evangelizador de amor e doação junto todos nós paróquinanos e a todas as famílias pacajuense.

“O ECC, com sua participação, está contribuindo para que as famílias se tranformem em ‘Igrejas Domésticas’, em formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do desenvolvimento, tendo um lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, construindo o Reino de Deus, aqui e agora.” (Padre Alfonso Pastore)

sábado, 28 de agosto de 2010

DAR O PRIMEIRO PASSO




As vezes fico pensando em como é difícil para nós, pecadores, resolver situações em que envolvam o perdão, a reconciliação, um gesto de humildade, pois falta em nós a coragem de dar o primeiro passo, de buscar, de sair do nosso lugar de comodidade. Nós só chegaremos a algum lugar se dermos o primeiro passo.

Nossa vida é norteada por uma vivência espiritual cristã que pede para que sejamos homens e mulheres de Deus, mas muitas vezes o que se nota, é que somos pessoas fazendo as vontades do inimigo, do malígno, mesmo sem perceber, pois ele oferece tantas vantagens, tantas ilusões de felicidade, que acabamos caindo nas tentações e, conseqüentemente, no pecado, no erro, numa vida de luxúrias e ofenças contra nosso irmão.

É necessário e urgente reconhecer essa situação errada e dar o primeiro passo em busca da reconciliação, para entrar novamente nas graças do Senhor.

O orgulho é a grande e principal barreira que impede a reconciliação, pois ambas as partes acreditam que, quem está errado, é o outro e esperam que este venha pedir o perdão. Ficam em seu “canto”, com o coração amargurado e de “cara feia”, remoendo aquele problema criando em sua mente, as fantasias e as desculpas que envolvem tal situação e passam a acreditar nisso de modo que um fique sempre favorável e o outro sempre culpado.

O orgulho é um dos 7 pecados capitais, e geralmente se transforma em soberba, vaidade e ostentação. É o pior pecado que existe, pois nele eu faço as vontades do demônio. Nele eu me acho melhor que os outros, sou independente e não preciso de ninguém, gosto de “pisar”, humilhar o meu irmão e não aceito a paz nem a reconciliação. Trato-o com indiferença. Quero tudo só pra mim, tudo o que é meu é melhor. Sou uma pessoa arrogante. Soberba, orgulho, vaidade, egoísmo, são sentimentos que nos levam diretamente para a morte eterna, para o inferno....Você quer isso?

O rancor, a mágoa, o ódio, são sentimentos malignos que desencadeiam em nós diversos males como úlceras, depressão, câncer e tantas outras doenças, tudo porque eu não quero me reconciliar, não aceito que eu preciso ir ao encontro do meu irmão. Espero apenas que ele venha a mim. Isso é um grande erro!

Muitas vezes rezamos no final do terço: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.
Como eu posso querer um coração semelhante ao de Jesus, se o meu coração está cheio de mágoa contra meu irmão? Como eu posso querer ofertar algo pra Deus se estou em discórdia contra meu próximo? Jesus nos ensina: “Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta”. (Mateus 5, 23-24).

Em nossa jornada para o céu nós passamos por muitas situações que nos desviam do caminho do Senhor, pois somos fracos na fé e pecadores. Precisamos urgentemente voltar, pois o tempo é curto, não sabemos o dia nem a hora que o Senhor virá. Temos que estar preparados. Precisamos nos reconciliar com Deus e para isso temos que nos reconciliar primeiramente com aqueles que magoamos ou fomos magoados, por mais dolorosa que seja essa experiência. É necessário!

Esvazie o seu coração de todo o orgulho, deixe o amor entrar, te libertar desse sofrimento. Dê o primeiro passo!


Fique na paz do Senhor Jesus

O CAMELO-MÃE E SEU FILHOTE


Certa vez, estavam juntos um camelo-mãe e seu filhote. O bebê camelo perguntou à mãe: “Mamãe, por que os camelos tem corcovas, esses cupins nas costas?
” A mãe respondeu: “É para reservar água, filhinho. Nós somos animais do deserto e quando cruzamos o deserto precisamos sobreviver às vezes sem água”. “E por que – continuou o filhinho – temos as pernas longas e as patas arredondadas?” “É para caminhar no deserto – disse a mãe. – Assim podemos nos movimentar melhor, sem nos afundar na areia”. “E por que nossos cílios são tão longos? – Insistiu ainda o bebê – De vez em quando eles atrapalham minha visão!
” A mãe disse: “Meu filho, esses cílios grossos são como uma capa que protegem nossos olhos da areia. No deserto venta muito e a areia se levanta”. O filhinho concluiu dizendo: “Está certo, mãe: armazenar água para cruzar o deserto, pernas compridas para caminhar no deserto, cílios para proteger nossos olhos no deserto. Então o que é que estamos fazendo aqui no zoológico?” Precisamos deixar os animais no seu “habitat” natural, pois Deus os fez para viverem ali. Cada um de nós foi criado por Deus, tendo em vista uma vocação específica. Recebemos dele todas habilidades e recursos para exercermos bem a nossa vocação. O nosso corpo e o nosso espírito estão adaptados à nossa vocação. Precisamos, portanto, descobri-la e abraçá-la com alegria.

Santo Agostinho


Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus. Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus. Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida. O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências". Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade. Santo Agostinho, rogai por nós!

Alicerces do Casamento




Quando Deus criou o casamento, Ele o fez para que homem e mulher pudessem completar um ao outro em suas necessidades espirituais, emocionais, intelectuais, físicas e sociais. Para que o casamento cumpra o propósito é necessário, porém, que esteja alicerçado na Rocha que é Jesus.

O alicerce é a base sobre a qual se constrói um muro, uma casa, um edifício. A Bíblia diz em Lucas 6:48 “É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.”

O fato é que quando casamos trazemos toda a carga familiar que adquirimos em toda a nossa criação. Normalmente não aprendemos que só devemos conservar essa herança familiar se ela for boa e o que acontece é que preservamos conosco o bom e o ruim, o que pode prejudicar o relacionamento conjugal. Portanto, para a realização plena da aliança é necessário amadurecimento e emancipação (Gn 2:24).

Ao formarmos uma família, devemos aprender a tomar as decisões em casal, sem nos deixar influenciar pelas posturas de nossos pais e familiares. E para isso é preciso libertação de algumas amarras que muitas vezes tentam prender os cônjuges.

O casal deve buscar fortalecer um ao outro, tendo como prioridade gerar amor, comunhão e respeito no dia-a-dia. Tudo na aliança vem através da dedicação mútua e é alcançado quando o homem e a mulher decidem:


1. Deixar a dependência emocional.
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.” (Gn 2:24).

O casal, após firmar aliança, não deve morar com os pais de nenhum dos cônjuges, mas precisam ter em mente que construir uma família fala de viver um para o outro, cuidando um do outro. A provisão para o lar virá do trabalho dos dois e não mais dos pais, como antes.


2. Deixar os hábitos e heranças espirituais da família.“...sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais...” (I Pe 1:18).

Muitas vezes, em virtude da convivência com os pais corremos o risco de nos tornarmos vítimas de um comportamento que poderá nos aprisionar por toda a vida. E ao entrarmos no casamento precisamos renovar a mente com base na Palavra de Deus.

Não podemos preservar conosco o que não é bom, por isso decida romper com todos os hábitos e heranças espirituais que você adquiriu em sua família que não contribuirão de forma benéfica para o seu relacionamento conjugal. Construa seu casamento firmado na Rocha.


3. Deixar a influência de certas palavras.
“A morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Pv 18:21).

No decorrer de nossas vidas recebemos muitas palavras que são contrárias ao propósito que Deus tem para nós. Quantas palavras que foram liberadas no reino do espírito e acabaram nos influenciando, de forma errada, a maneira de pensar e de agir. Essas palavras podem interferir no relacionamento e portanto, devem ser renunciadas.

A língua maligna destrói o caluniador, o caluniado e o ouvinte e a morte causada por essas palavras, na maioria das vezes não é física, mas é mortal, porque nem sempre pode ser vista, por isso mata a alma.


4. Deixar problemas de relacionamento familiar.“...tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura.” (Hb 12:15,16).

Muitas pessoas foram vítimas de agressões físicas, emocionais, sexuais e hoje carregam amargura na alma, lembranças dolorosas que podem afetar os sentimentos em relação aos pais e conseqüentemente em relação ao cônjuge.

A amargura prejudica o lar e impede que as bênçãos cheguem até o casal. Portanto, não alimente sentimentos negativos em sua vida, busque a cura de Deus para que você e o seu cônjuge tenham a melhor família de toda a terra.

Faça o conserto que for preciso, mas decida pela cura. A cura é o único meio pelo qual todo o peso do passado é removido. Precisamos arrancar todas as raízes de amargura que foram construídas no passado, porque toda raiz de amargura produz frutos amargos e nós fomos chamados a viver uma vida de plenitude, Jesus conquistou essa vida na cruz do calvário.

Deus tem bênçãos para a família de Gênesis a Apocalipse. Como Seus filhos temos um direito e uma herança de vivermos cada uma dessas bênçãos. Não abra mão de ter uma família alicerçada nas bases que a Palavra apresenta. Usufrua as benécies de Deus para o seu relacionamento conjugal, dessa forma vocês só têm a ganhar.

Fonte:http://www.renasceremmaria.com

Papa Bento XVI reflete sobre o amor ao próximo, proposto por Jesus




A tradicional oração do Ângelus com o Papa Bento XVI, realizou-se neste domingo, 11, em Castel Gandolfo, onde o Santo Padre se encontra deste a última quarta-feira, para um período de repouso.

Bento XVI refletiu sobre a parábola do "bom samaritano", do Evangelho de hoje, que nos convida a sermos o “próximo” de quem tenha necessidade da nossa ajuda.

"A parábola deve levar-nos a transformar a nossa mentalidade segundo a lógica de Cristo, que é a lógica da caridade: Deus é amor, e prestar-lhe culto significa servir os irmãos com amor sincero e generoso. Este episódio evangélico oferece o critério de medida, isto é, a universalidade do amor que se dirige ao necessitado encontrado por acaso, quem quer que seja", disse o Papa.

E explicou que "juntamente com esta regra universal, existe também uma exigência especificamente eclesial: que ‘na própria Igreja, enquanto família, nenhum membro sofra por carecer do que lhe é necessário. O programa do cristão, aprendido no ensinamento de Jesus, é um coração que vê onde há necessidade de amor, e age em consequência".

Muito aplaudido pelos numerosos jovens presentes no pátio interior de Castel Gandolfo, o Papa recordou também que neste dia 11 de julho a Igreja faz memória de São Bento de Núrsia, “pai e legislador do monaquismo ocidental”, que – como escreve São Gregório Magno – “foi um homem de vida santa… de nome e por graça”. “Escreveu uma regra para os monges… espelho de uma magistério encarnado na sua pessoa; de fato, o santo não podia absolutamente ensinar de modo diferente de como vivia. O Papa Paulo VI proclamou São Bento Padroeiro da Europa, no dia 24 de Outubro de 1964, reconhecendo a obra maravilhosa que desenvolveu para a formação da civilização europeia”.

Bento XVI concluiu a sua alocução confiando à Virgem Maria “o nosso caminho de fé, especialmente este tempo de férias, para que os nossos corações nunca percam de vista a Palavra de Deus e os irmãos em necessidade”.

Fonte:http://www.renasceremmaria.com

domingo, 15 de agosto de 2010

Festa da Assunção de Nossa Senhora



Em Maria, Deus tem espaço para operar maravilhas

"Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os pés, e uma coroa de doze estrelas na cabeça" (cf. Ap 12,1).

Irmãos em Cristo,

Admirável alegria a festa que neste domingo, exatamente o domingo dia 15 de agosto, estamos celebrando: A ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, NOSSA MÃE E SENHORA.

Nesta festividade se recorda a presença admirável da Virgem Maria na vida dos fiéis católicos, que em Nossa Senhora veem, ao mesmo tempo, a glória da Santa Igreja e a prefiguração de sua própria glorificação. A festa tem uma íntima dimensão de solidariedade dos fiéis com aquela que é a primeira e a Mãe dos fiéis cristãos. Daí a facilidade com que se aplica a Santíssima Virgem o texto de Apocalipse 12, conforme nos exorta a Primeira Leitura, originariamente uma descrição do povo de Deus, que deu à luz o Salvador e depois refugiou-se no deserto (a Igreja perseguida do primeiro século) até a vitória final do Cristo. Assim o Livro do Apocalipse (cf. Ap 11,19a;12,1-6a.10ab) nos apresenta o sinal da Mulher – Aparece no céu a Mulher que gera o Messias; as doze estrelas indicam quem ela é: o povo das doze tribos, Israel, mas não só o Israel antigo, do qual nasce Jesus; é também o novo Israel, a Igreja, que deve esconder-se da perseguição, no primeiro século depois de Cristo, até que, no fim glorioso, Cristo Ressuscitado possa revelar-se em plenitude. Maria assunta ao Céu sintetiza em si, por assim dizer, todas as qualidades deste povo prenhe de Deus, aguardando a revelação de Sua glória.

O momento da Anunciação de Nossa Senhora, que significa para nós católicos que a Virgem Maria é conduzida por Deus, de corpo e alma, para junto de seu Filho amantíssimo, na glória celeste, é cantado e celebrado com grandes galas pelo povo cristão, sendo para nós um santo mistério, o mistério da Encarnação de Deus.

Esta festa é considerada festa da nova criação. Isso porque, com a vinda do Filho de Deus em carne humana, Jesus se tornou a primeira de todas as criaturas, a cabeça de todos os seres vivos e n'Ele todas as criaturas foram regeneradas. A primeira criação ficou marcada pela desobediência. A segunda criação, por conseguinte, ficou marcada por um forte "sim" obediencial.

A morte nos veio por Eva, e a vida nos veio pela Santíssima Virgem Maria. Sim, a Anunciação celebra o início da nova criação, da nova vida, vida que ultrapassa o tempo da velha criação e jorra para dentro da eternidade de Deus.


O Altíssimo pediu a Maria o seu consentimento para que concebesse o Seu Filho Jesus. Nossa Senhora, assim, com seu FIAT, com o seu SIM, se tornou a Mãe do Doador da Vida, Aquele que é a Vida, e não apenas uma vida temporal, mas a vida eterna, as alegrias sem fim.

E a Virgem Maria deu o seu decidido "sim", tornando-se não só um instrumento passivo de Deus, mas também cooperadora do mistério da salvação. Maria Santíssima, a servidora, que sob seu Filho e com seu Filho, de toda a nova humanidade, é chamada à comunhão eterna com Deus.

Em Maria, o Todo-poderoso tem espaço para operar maravilhas. Em compensação, os que estão cheios de si mesmo não O deixam agir e, por isso, são despedidos de mãos vazias, pelo menos no que diz respeito às coisas d'Ele. O Filho de Maria coloca na sombra os poderosos deste mundo, pois enquanto estes oprimem, ela salva de verdade.

Na escola de Maria aprendemos a servir


Quando se caminha na fé não se pergunta, mas se obedece, porque a fé nos dá esta certeza. Obedeça a Deus e obedeça a Igreja, porque quando se vive a fé, tudo é possibilidade de encontro com Deus.

Maria nos ensina o caminho da missionariedade, ela sobe a montanha para prestar serviço. A nossa visita à casa de alguém precisa ser carregada dessa espiritualidade. Na escola de Maria a missão é familiar, não é estranha. Se vai na casa de alguém é para prestar o grande serviço de amor.

Quando sobe a montanha, que quer dizer lugar de oração e contemplação, não significa subir só para ficar parado, mas também para dizer coisas importantes, pois lá no alto é que Maria pode comunicar a profecia, chegar ao coração de Isabel, e no alto foi comunicado a boa nova e lá também Maria presta serviço.

Quem reza não pode rezar somente olhando para as suas necessidades e problemas, mas a oração deve ser um serviço para todos. Quando rezamos, nos lembramos de todos que nos pedem oração, isso mostra que nos colocamos a serviço do outro. Não deixe de prestar o seu serviço também na vida de oração, para aqueles que te pedem oração e também por aqueles que não estão te pedindo, mas que por amor você não deixe de orar.

As riquezas do amor de Deus que chegam até nós, precisam ser transmitida aos outros. Não se vai transformar nenhuma pessoa se não for por amor. O amor que nós somos convidados a estudar com Maria é o amor Ágape, amor de fraternidade, amor de irmão.

É lá na montanha que Nossa Senhora nos ensina o que é ter vida interior. Nós somos treinados a viver olhando para o externo, e nos deixamos apavorar, nos deixamos influenciar, e ao perceber as situações do mundo, vivemos tomados de revoltas e rancor, porque ouvimos muito barulho. Maria nos ensina em uma das suas virtudes: o silêncio. Este silêncio que nos ensina a ouvir a voz mais importante, a voz do Cristo. Mas também nos faz ouvir a voz dos nossos irmãos que nos pedem ajuda.

A Festa da Assunção nos convida a dar esse espaço que Deus tem direito, de ser Deus dentro de nós, onde nós poderemos ouvir a voz e também o envio, porque esta missão tem missão de eternidade. Não podemos prestar serviço a Deus como se fosse algo comum, para servir a Deus é preciso servir com qualidade, empenho e amor. Para Deus não basta meia resposta, Deus quer tudo, Ele não quer migalhas, porque Ele se deu para nós no seu Filho por inteiro. Assim fez a Virgem Maria, ofereceu o sangue a carne a vida por amor, e por isso, Deus concede a ela a graça de ser aquela que nos precede na eternidade, que nos indica o caminho, mas para isso é preciso ser fiel. Fidelidade a Deus.

"Na escola de Maria aprendemos a ser missionários"

Quando se é fiel pode se cantar com todo entusiasmo as maravilhas do Senhor. Porque Ele não escolhe pessoas preparadas, mas escolhe os fracos e frágeis para manifestar a sua força e fazer maravilhas. Maria na sua fraqueza, lá na região de Nazaré, foi escolhida para manifestar a força de Deus, por isso ela canta o magnifica: "A minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria, em Deus meu salvador”. Esse é um dos cânticos mais belos, porque ela não cantou só com os lábios mas com todo o coração.

Qual é a canção que você precisa cantar hoje na sua vida? A canção da adoração; da oração que diz a Deus que você depende d'Ele, porque esta é a melhor oração que precisamos cultivar em nós.

Fruto disso tudo é essa graça de participar desse mistério tão profundo da gloria de seu Filho e de toda Trindade. Mas para isso é preciso ter a coragem de não trazer no seu corpo a mentira, estéticas, imoralidades e exaltações a um corpo vazio que não tem vida, porque um corpo vazio de Deus morre, mas um corpo habitado por Deus é fonte de vida. Você não pode tornar o seu corpo um esgoto.


Nós precisamos proclamar com a nossa vida as maravilhas de Deus. Deus não faz "cadastro" para saber quanto você vai dar de lucro, ou para saber até quando você vai dar lucro para as muitas ilusões do mundo. Ele simplesmente oferece a você uma possibilidade, e sem fazer "cadastro" te acolhe, porque para ser santo não precisa fazer cadastro.

Para mostrar que seu corpo é morada de Deus você não precisa se mostrar, mas precisa se recobrir de dignidade, porque você que se veste assim não será confundido. Precisamos nos preocupar em nos cuidar por inteiros, porque não somos metade, podemos até ficar aos cacos, mas Deus sabe pegar os cacos e transformá-los em uma linda obra de arte. Pedacinhos de nós colocados em Deus se torna uma linda obra.

Na escola de Maria tudo é motivo de cantar a gloria de Deus, quer na alegria, na dor, nas incompreensões. "O Senhor fez em mim maravilhas e santo é seu nome". Não podemos duvidar disso, pois Deus fez, faz e continuará fazendo maravilhas em nós. Nessa escola de Maria que você vai encontrar a felicidade e a razão da sua vida que é Jesus Cristo.

Rezemos: Nossa Senhora, visita-me neste dia!

A paz de Jesus e o amor de Maria estejam com você e toda a sua família!

Convido você a abrir o seu coração, as portas da sua casa para deixar a mãe do céu e nossa mãe te visitar.

Ela conhece as suas necessidades e suas intenções…apenas, abra-se, renda-se e convide Nossa Senhora para entrar. Ela é muito discreta e só entrará no seu coração e na sua casa se você a convidar.

Não perca então essa oportunidade! Apresente todas as áreas da sua vida onde falta vinho…(vinho do amor, da paz, da reconciliação, da cura, da libertação…).

Apresente também seus medos e traumas, suas angústias e aflições, suas dores, enfermidades, dívidas, seu emprego ou até mesmo situção de desemprego….

Vamos pedir juntos que Nossa Senhora visita a cada um de nós e as pessoas que trazemos nos nossos corações e que precisam das nossas orações. E que com muito carinho ela nos apresente a seu filho Jesus, nosso Senhor e Salvador! Amém!


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO:

Oh! Virgem Maria, que movida do Espírito Santo vos pusestes a caminho para visitar vossa prima Santa Isabel, a fim de que a presença do Verbo encarnado livrasse o Batista do pecado original;

Alcançai-me do mesmo vosso Filho o perdão de todos os meus pecados, e um tal horror a eles, que nunca mais torne a cometê-los para o futuro.



A Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel é uma festa da Igreja em que nos alegramos com a presença de Maria na vida dos cristãos católicos como a Mãe de Jesus Nosso Senhor e nossa Mãe:

“Como me é dado que venha a mim a mãe do meu Senhor?” (Lc 1, 43).

Nós sabemos que Maria nunca foi causa de afastamento da Pessoa de Jesus com relação aos filhos da Igreja, pois dizem os santos marianos, que assim como o Cristo só sabe levar os homens para o Pai, também Maria somente sabe levá-los para Jesus. Por isso proclamamos:

“Tu és bendita mais do que todas as mulheres; bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1, 42).

“Assim como o ar é sinal de vida no corpo, também ter Maria na alma é sinal de vida espiritual”, ensina-nos São Luís Maria. Isto nós reconhecemos como verdade, porque a própria festa de hoje leva-nos a contemplar a ação do Espírito Santo na vida da prima Isabel, e de São João Batista, que ficaram cheios do Espírito Santo diante de Nossa Senhora. Santa Maria se monstrou sempre peregrina, tanto assim que para ir de Belém até a casa da prima percorreu, com Jesus ainda no ventre, cerca de 100 Km. Resultado visível da visitação foi o conhecido Magnificat, rezado por Maria, em que demonstrou quem é o Autor da devoção das multidões para com Ela:

“Minha alma exulta o Senhor e meu espírito se encheu de júbilo por causa de Deus, meu Salvador, porque Ele pôs os olhos sobre a sua humilde serva. Sim, doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada.”

Nossa Senhora da Visitação, rogai por nós!

Creia que Nossa Senhora levará cada pedido a seu filho Jesus!

Oração pelos casais em qualquer dificuldades



Oferecemos esta oração a todos os casais que estão passando alguma dificuldade no relacionamento, que precisam de ajuda e muitas vezes um dos cônjuges devido ao problema tem se sentido sozinho, desamparado!
Receba com muito carinho e reze com fé!

Senhor, faze que compartilhemos a vida como verdadeiro casal, esposo e esposa.
Que saibamos dar um ao outro o que temos de melhor em nós, no corpo e no espírito;
que nos aceitemos e nos amemos como somos, com as riquezas e limitações que temos.

Cresçamos juntos, sendo caminho um para o outro; saibamos carregar o fardo um do outro,
encorajando-nos a crescer sempre no mútuo amor.

Sejamos tudo um para o outro: nossos melhores pensamentos, nossas melhores ações,
nosso melhor tempo e nossas melhores atenções.
Encontremos um no outro a melhor companhia.

Senhor, o amor que vivemos seja a grande experiência do Teu amor.

Cresça, Senhor, em nós a mútua admiração e atração, a ponto de nos tornarmos um só:
no pensar, no agir e no conviver.

Para que isto aconteça, estejas Tu entre nós. Seremos, então, eternos enamorados.

Que assim seja!! Amém!

Fonte:http://blog.cancaonova.com

domingo, 8 de agosto de 2010

Pai de todo jeito…


Tem pai que ama,
Tem pai que esquece do amor.
Tem pai que adota,
Tem pai que abandona,
Tem pai que não sabe que é pai,
Tem filho que não sabe do pai.
Tem pai …
Tem pai que dá amor.
Tem pai que dá presente,
Tem pai por amor,
Tem pai por acaso,
Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,
Tem pai que não sabe dos problemas do filho…
Tem pai …
Tem pai que ensina,
Tem pai que não tem tempo,
Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,
Tem pai que deixa o filho esquecido.
Tem pai de todo jeito
Tem pai que encaminha o filho,
Tem pai que o deixa no caminho,
Tem pai que assume,
Tem pai que rejeita,
Tem pai que acaricia,
Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.
Tem pai que afaga,
Tem pai que só pensa em negócios.
Tem…
Tem pai de todo jeito.
E você???
Que tipo de pai você é?
Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amor
que tem para dividir…
Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO!

A todos os Pais, um carinhoso abraço! Deus Pai os abençoe!

(autor desconhecido)

Oração em Família



Ninguém vive sem respirar, comer ou dormir, etc. As ciências humanas e a história das religiões constatam que a busca pela eternidade é um dos impulsos mais presentes da natureza humana em todos os povos e civilizações.

Se esta é uma verdade da natureza humana temos que admitir que a oração se apresenta como uma exigência desta natureza. Como seres humanos vivemos no tempo, mas nossa vocação maior é a eternidade.

A busca pelo espiritual é uma necessidade em nossa vida. Assim como não vivemos sem comer, dormir ou respirar, não seremos em absoluto sadios em nossa condição humana sem o cultivo de um dos impulsos mais básicos de nossa natureza, a aspiração para a comunhão com Deus. Nisto a oração não tem substituto. E veja, não se trata do saber como rezar. Se reza ou não se reza. Não há o que discutir.

A ruptura de nossa amizade com Deus gera uma tensão em nossa vida. Excluir a oração, na verdade, é um desamor que poderemos cometer contra nossa natureza humana. Podemos mesmo afirmar que quem não reza é um ser debilitado em sua natureza humano-espiritual.

Berdiaeff, um dos grandes antropólogos atuais escreve: "Ao estudar o ser humano através dos tempos encontrei sistemas ateus, jamais civilizações atéias". Alguém pode dizer sou ateu ou não tenho fé. O que não pode negar é a presença do espiritual no coração do homem e das civilizações humanas.

Como questionar então a necessidade da oração à nível pessoal, de família, de comunidade e de Igreja? É impensável e mesmo incompreensível. Todos os homens e mulheres de Deus do AT e NT, da Igreja, os santos e santas de todos os tempos encontraram na oração a sua razão de ser, de existir em Deus e no serviço de amor aos irmãos.

Ora, sendo a família a célula básica da sociedade humana, se não houver oração, a mesma se encontrará fragilizada em sua estrutura humana e espiritual. O que aconteceu com a família de Adão e Eva ao romperem a amizade com Deus, o mesmo acontecerá com toda a família onde pais e filhos não rezam juntos. Com a exclusão de Deus, o paraíso da boa convivência na relação pais e filhos se fragiliza e termina na tragédia da família de Adão e Eva, como de tantas de nossas famílias.

Queridos pais, se seus filhos não virem vocês rezarem terão sérias dificuldades para aprenderem a rezar. Você pais são e devem ser por natureza os primeiros evangelizadores dos filhos. A família é o berço natural da evangelização, da vida, dos valores. O fracasso da vida de oração dos pais, normalmente se transforma em pobreza de oração na vida dos filhos, da família, da sociedade, da Igreja e da própria humanidade.

Queridos pais, é bom e louvável ver o zelo e doação de vocês para dar o necessário e digno para que seus filhos triunfem e se realizem profissionalmente na vida, mas por amor a Deus, não descuidem e nem deixem seus filhos na orfandade do maior bem a ser oferecido a eles, isto é, a riqueza dos valores da vida, da oração e da comunhão com Deus.

Pais e Filhos


Pais e filhos, no amor a Deus e a vocês lhes peço: salvem sua família. Nenhum valor do mundo tem mais valor do que nosso lar.

Para melhor compreendermos a sadia relação entre pais e filhos, é necessário, antes de tudo, conhecer um pouco melhor a estrutura familiar através do tempo.

Durante muito tempo prevaleceu a estrutura familiar do tipo patriarcal, isto é, o homem era o centro de tudo, mandava sobre tudo e todos lhe eram submissos.

Em seguida nasceu a estrutura familiar do tipo matriarcal. O homem era mais o provedor, o responsável pelo sustento material e a mulher a responsável pelo lar, pela educação dos filhos.

A crise de valores dos tempos modernos fez nascer a família do tipo filiarcal, isto é, os pais são mais empregados dos filhos do que seus tutores e responsáveis. Antes se crescia respeitando e temendo os pais, hoje os pais temem os filhos. Em grande parte se perdeu o sentido da autoridade e com isto o respeito na relação pais e filhos.

No momento presenciamos, infelizmente, o nascimento da família do tipo aglomerado, consequência do divórcio. Diante do grande número de casais separados, que se unem em uma segunda, terceira ou mesmo mais relações, nasce a família de pais e filhos separados, pais de filhos que não são os pais biológicos e de filhos com pais impostos pelas circunstâncias convivendo com irmãos que não são irmãos de sangue.

Diante da complexa realidade familiar de nossos dias se faz necessário assumir a família de ordem participativa onde a autoridade nasce dos papeis definidos entre pais e filhos.

Para isto se faz necessário que os pais saibam que os filhos têm sua voz e que os filhos reconheçam e respeitem o papel dos pais. Entretanto, esta convivência de respeito mútuo entre pais e filhos somente acontecerá quanto todos os membros de uma família busquem juntos cultivar o acolhimento mútuo, fruto esse que nasce não tanto de idéias e do exercício dos papeis distintos, mas da autoridade que brota da coerência e do testemunho de vida. É a chamada família participativa.

Na atual situação em que se encontram nossas famílias é bom que os pais entendam que seus filhos não têm pais separados, mesmo que estes já não vivam juntos. Os filhos continuam sempre a serem filhos. De maneira direta, os filhos não precisam tanto de pais que os amem, mas sim de pais que se amem e se respeitem, mesmo estando estes separados.

Pais e filhos, no amor a Deus e a vocês lhes peço: salvem sua família, salvem seu lar, pois não há maior bem no mundo do que a família. Pais tomem consciência. Seus filhos nunca mais terão um ano, dois, dez, vinte ou mais. Se vocês não forem presença em cada etapa da vida de seus filhos agora vocês poderão perder seus filhos para sempre.

E a vocês filhos, por mais que os seus pais tenham limites, tenham errado ou mesmo se separado, eles são seus pais. Sem eles vocês não teriam existido. O mínimo que seus pais lhe deram foi a vida e nisto vocês serão devedores de amor por toda a vida.

Rezemos para que Deus, Família de amor eterno, abençoe a família de cada um de nós. Nenhum valor do mundo tem mais valor do que nosso lar.

O perdão na família


Como cristãos somos chamados a viver da misericórdia de Deus. "Sede misericordiosos como vosso Pai do céu também é misericordioso" (Lc 6,36). Aliás, o próprio Jesus proclama que "Os misericordiosos alcançarão a misericórdia e deles é Reino dos céus" (Mt 5,7).

A família cristã elevada por Cristo e pela Igreja como o berço do amor e da vida, a escola viva dos valores, a igreja doméstica, é chamada a viver um amor de misericórdia que se assemelhe ao amor de Deus pela humanidade.

Mas o que significa viver do amor misericordioso de Deus? Trata-se de viver no amor que vai além do perdão em si. A família cristã é chamada a viver num compromisso de vida e de amor que vai além do perdão em si, assumindo o compromisso de reconciliação e de ajuda com a pessoa que erra, não com seu erro, pois: "No amor somos sempre devedores", nos fala o apóstolo Paulo. Trata-se também de viver numa relação de vida onde os pais e filhos assumem viver no amor do perdão e da reconciliação, da cura das feridas humanas, psíquicas e espirituais de quem erra. Num passo maior, temos que aprender de Cristo a lição do Calvário onde Ele perdoa e intercede junto do Pai por aqueles que o crucificaram. Sem dúvida é algo impossível fora da graça e da ajuda de Deus.

Como nunca tem se falado do amor. A palavra amor perdeu seu significado maior: de salvar o outro. Sem o amor que traz em sua essência a força do perdão, a família humana, diretamente na relação pais e filhos, se transforma numa relação de pura reivindicação e não numa comunidade viva de amor e de perdão.

Somos chamados a viver em família dentro de um clima de amor que se assemelhe ao amor de Cristo que, sendo crucificado e condenado injustamente à morte de cruz, perdoa e intercede por aqueles que o mataram, a confiar em Pedro toda a responsabilidade da Igreja apesar de Pedro ter negado Jesus no momento em que Ele mais precisava de sua companhia e de sua ajuda.

Sem dúvida, viver este amor não é nada fácil e nem agradável. Exige o preço da doação, da renúncia, da cruz e de muitas mortes. É um amor que normalmente contradiz os critérios de um mundo centrado nos interesses do bem estar pessoal, na divisão de classes, de cor, de raças e de credos, sem o espírito da partilha, do perdão e da reconciliação. Temos um caminho a seguir que o Pai nos deu para vivermos o amor de perdão e de reconciliação: Jesus. No "sede misericordiosos como vosso Pai do céu é misericordioso", reside todo segredo, força e coragem para vivermos o perdão em família e na família.

Nossas famílias se encontram muito feridas pela falta de amor, de diálogo, de perdão e de reconciliação. Peçamos que o Deus Pai de infinita misericórdia na graça de Cristo e na ação do Espírito Santo interceda por nossas famílias tão fragilizadas dos tempos em que vivemos.

Na passagem do dia das mães e hoje celebrando o dia dos pais, roguemos a Maria,Mãe de Jesus e nossa Mãe e São José modelo de Pai para nós na família de nazaré interceda por nossas queridas famílias terrenas e por todas as pessoas que através de sua doação e serviço tornam presente e vivo o amor da misericórdia de Deus a favor dos mais pequeninos e necessitados de nosso tempo.

Ser Família...


Há um principio na estrutura de todos os elementos da criação. Toda natureza criada apresenta uma estrutura familiar. O próprio cosmos é formado por uma ordem familiar a partir das macro-estruturas que são as galáxias, os sistemas solares e planetas até sua micro-estrutura que são os átomos com seus elétrons, próntons e kartzs.
Esta estrutura familiar se faz presente em toda criação viva e há uma intima inter-relação entre todos os elementos da criação com a natureza que os cerca. Como nunca o cuidado com estes elementos se faz necessário para salvarmos o planeta Terra. Sem estes cuidados todo tipo de vida não terá futuro.

Mas, se existe esta inter-relação entre todos os elementos da criação, como seria possivel uma sadia estrutura familiar humana sem a relação de esposo e esposa, pais e filhos, parentes e amigos? Estaríamos contra as leis da natureza e contra a vocação maior de toda pessoa humana, a vocação do amor e para o amor.

Não somos apenas seres inteligentes e racionais, somos essencialmente seres de amor, seres sociais e de comunhão. Não sobrevivemos isolados uns dos outros. Não há dúvida. O isolamento e a solidão são uma das maiores enfermidades do homem moderno. Toda pessoa que se isola começa por assinar seu atestado de óbito existencialmente falando. Somos por nossa natureza chamados à relação e à partilha de vida com o outro, com a criação e com o Criador, Deus.

É verdade. O ditado popular tem sua razão. “Quem casa quer casa”. Os esposos têm total direito a sua individualidade e privacidade da vida a dois, mas é próprio da essência do amor se expandir, criar relações. Não existe nenhum homem e nenhuma mulher capaz de saciar todas as aspirações do coração do outro, de dar tudo ao outro. O que existe é um homem e uma mulher buscando o tudo através do amor a dois e em família.

Sozinha, a família não se basta, ela necessita naturalmente se abrir para os outros, para o mundo. Os parentes, os amigos e grupos de relacionamento fazem parte da sadia maturidade da família. Neste sentido quem se casa e de antemão exclui os familiares e amigos de sua convivência e relações acaba empobrecendo e mesmo asfixiando a riqueza da vida familiar afetiva.

Não nascemos apenas para alguém, nascemos para os outros e para o mundo, e por isto mesmo, precisamos dos outros, precisamos do mundo. Negar ou podar esta dimensão da vida é anular o outro em sua vocação social. Ninguém é dono de ninguém, só Deus é dono da vida de todos. Deus nos chamou para existirmos como imagens Dele, isto é, para sermos comunidade de vida e de amor, para sermos irmãos uns dos outros, cidadãos do mundo. Cristo nos elevou à riqueza da dignidade de uma vida de comunhão na qual devemos existir e viver como membros vivos uns dos outros, filhos e filhas do mesmo Deus Pai de todos.

Por experiência sabemos que nos países onde o estado interferiu diretamente na estrutura e nas relações da família, como na educação dos filhos, o resultado foi sempre negativo, ou mesmo desastroso. Não podemos negar. A família é entendida como um horizonte na relação dos esposos, na relação pais e filhos, como na relação com o grupo familiar dos parentes e amigos.

Berdiaeff, antropólogo atual, em seus estudos sobre a presença do homem na história da humanidade constata que os elementos de solidez e de qualidade da vida humana tem por fundamento a sadia vivência de uma estrutura familiar em suas relações com todos.

O casamento e a família são um bem social da Igreja e da comunidade. Como fonte de vida, dos valores e das relações humanas, a família é o espaço sagrado da vivência e das boas relações entre os esposos, pais e filhos, avós, parentes e grupos de relacionamento. Negar esta estrutura interna da família é negar sua vocação, missão e dinamismo de vida na sociedade, na Igreja e no mundo.

Fonte:http://www.aisbrasil.org.br

Semana Nacional da Família começa no domingo


“Família, formadora de valores humanos e cristãos”. Este é o tema da Semana Nacional da Família, que começa no próximo domingo, 8, dia dos pais. Esta é a 14ª edição do evento e repete o tema do 6º Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu no México, em janeiro de 2009.

“Nessa semana, as comunidades eclesiais, escolas, clubes, associações, animadas pela Pastoral Familiar, têm um espaço para preparar e organizar programações diversas, revigorando a integração familiar e ressaltando as virtudes e valores da família
“, disse o presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Orlando Brandes.

“Queremos criar cada vez mais a tradição da Semana Nacional da Família, nas dioceses e nas paróquias de todo o Brasil. Fazer com que as famílias possam refletir sobre os temas, não somente na Semana Nacional, mas todos os dias”, completou dom Orlando.

Durante a semana, as paróquias trabalharão o tema de acordo com o livro “A Hora da Família 2010”, elaborado pela Comissão. O livro traz roteiros para celebrações nos lares, nos grupos e escolas.

sábado, 7 de agosto de 2010

Elogio, um remédio que cura


Muitas vezes, saltam aos nossos olhos apenas os defeitos de quem está ao nosso lado, e, raramente, tecemos algum comentário sobre suas qualidades.
As críticas – especialmente quando falta o bom senso nas palavras – tendem a criar uma barreira entre o casal. E a pessoa, por medo de ser novamente repreendida em seus atos, sente-se inferiorizada e, conseqüentemente, mais insegura, até mesmo diante daquele que poderia ser o seu apoio.

Em nossos relacionamentos, muitas promessas de mudança de comportamento, certamente, já tenham sido feitas, mas, infelizmente, poucas vezes cumpridas. Fazer uma série de cobranças a respeito daquilo que o outro não conseguiu, por via de regra, acaba se transformando em discussões que, raramente, poderão trazer algum resultado, exceto dores de cabeça e estresse.
Ofuscada pelas decepções, a pessoa criticada se sente a menor das criaturas e incapaz perante o outro. De forma que definir novas estratégias, para restabelecer a vontade em continuar com aquilo que lhe era um desafio, torna-se pesado demais…

Conseqüentemente, a decepção e toda uma carga de maus sentimentos parecem lançar por terra aqueles esforços investidos no compromisso. Assim como as más palavras destroem um caráter e corrompem as sementes das virtudes; as palavras cheias de benevolência aumentam nossa auto-estima, robustecem nossa autoconfiança e, de maneira especial, fortalecem nossos vínculos – muito mais do que bens ou presentes poderiam fazê-lo.

Algumas situações podem ter outro desfecho, quando elogiamos, sinceramente, as pessoas naquilo que para elas tem sido motivo de esforços.
Todos nós, de alguma maneira, buscamos compensação para aquilo que fazemos. Nem sempre essas compensações precisam vir de um bem material.
Talvez, o início para se alcançar o cumprimento das metas e objetivos, numa vida a dois, esteja contido nas palavras mútuas de encorajamento ou em simples elogios, mesmo quando aquilo que foi prometido, anteriormente, tenha manifestado pequenos sinais de mudança.

Todos nós temos qualidades e podemos enaltecê-las por meio de elogios sem frisar tanto os defeitos, pois, se a pessoa que convive conosco mal percebe nossas qualidades, de quem poderíamos esperar tal reconhecimento?
O elogio faz com que a pessoa perceba que é notada e, uma vez valorizada, sua auto-estima cresce e tudo contribui para fortalecer os vínculos entre o casal.
Na verdade, estamos, por intermédio das palavras, encorajando nossa (o) companheira (o) a se empenhar ainda mais naquilo que ela (ele) está buscando ou se esmerar em outras tarefas, ratificando pelas palavras, o nosso voto de confiança.

Não se trata de fazer elogios vazios, faltando com a sinceridade.
Para a pessoa que amamos, os elogios são indicadores de que nos importamos com ela e queremos o seu crescimento. São práticas simples e eficazes que não nos custam nada. Isso nada tem a ver com bajulação, que, freqüentemente, pode não passar de uma tentativa de manipulação das coisas ou situações para se obter certo benefício.

Não precisamos esperar nobres gestos para elogiar alguém que esteja ao nosso lado. Pequenos e sinceros comentários podem tornar o dia de quem amamos muito mais agradável e não há contra-indicações, podendo ser aplicados em qualquer relacionamento.

Falar bem do outro, querer bem ao outro e promovê-lo é importante, pois, na verdade, os elogios são os aplausos aos esforços das mudanças, as quais são tão necessárias para se estabelecer o bom convívio.

Há muitas maneiras de mostrar a alguém o nosso carinho. E por que não acrescentar também a eficácia dos elogios?

www.dadomoura.com

Quando os filhos vêm


Dentre as muitas adequações que precisamos viver com o nosso cônjuge, a paternidade nos impõe outras mudanças naquilo que antes era vivido apenas entre duas pessoas. O que era necessário para a promoção da harmonia do convívio a dois, passa a ser uma exigência dentro de um triângulo amoroso – pai-mãe-filho.

A mudança repentina de casais de namorados para família faz com que os cônjuges se sintam, momentaneamente, perdidos sobre como administrar as novas tarefas. Novos hábitos deverão ser assimilados pelos casais, pois, aumentam-se os afazeres e o dia continua com as mesmas 24 horas. A criança, recém-chegada, já estabelece aos pais a obrigação de trocar suas fraldas, arrumar a mamadeira e define ao casal novos horários para dormir e acordar, além de fazer costumeiras interrupções do sono durante a madrugada.

Nas 24 horas do dia o “filhote” exigirá dos pais uma atenção dedicada. Tudo aquilo que era vivido entre marido e mulher – os namoros, as atividades de finais de semana, os compromissos sem hora marcada - passa a ser, agora, vivido em função dos horários permitidos pelo bebê. Conseqüentemente, todas essas novas atividades, facilmente, vão alterar os ânimos, e a relação conjugal poderá ficar muito limitada; até que sejam estabelecidas novas fórmulas para compensar tantas mudanças.

Alguns casais, diante dessa novidade, podem se sentir “maiores abandonados” ou “mal-amados” em razão da desatenção ou falta de solidariedade do companheiro para o cumprimento das novas tarefas como pais.

Antes mesmo de se fazer um diagnóstico condenando a relação conjugal, é interessante lembrar que na proposta do casamento estão implícitas a aceitação e a educação dos filhos. Assim, se os casais não estiverem unidos no mesmo compromisso ou considerarem que os cuidados com o filho cabem apenas à genitora, problemas certamente vão surgir. Novamente, caberá aos casais o desafio de descobrirem no marido o pai e na esposa a mãe, os quais antes de se tornarem pais, continuam sendo as mesmas pessoas “enamoradas e apaixonados” de 9 meses atrás.

Se desejamos ter os mesmos carinhos e atenção de antes, é necessário manifestar a disposição para acolher outras mudanças, que começarão na partilha das tarefas, na paciência e na flexibilidade dos conceitos para o novo que a paternidade e a maternidade traz.

Com a chegada da “cegonha” muitos novos hábitos deverão ser assimilados pelos casais, sem que necessitem abandonar os carinhos de marido e mulher.

Dividir as obrigações alivia a responsabilidade do cônjuge; por conseguinte, propicia o tempinho, suficiente, para se viver com qualidade o momento de pai, agora apaixonado pela mãe.

Fonte:www.dadomoura.com

Homenagem ao Dia dos Pais


Feliz de nós que temos um pai como você!

Não foram poucas as vezes em que ouvimos sua voz mais enérgica num momento em que a preocupação de nossos dias era a de nos ocuparmos apenas com as brincadeiras de rua.

Naquele tempo, nós não conseguíamos fazer uma leitura do mundo sobre a real necessidade de aprender a obedecer às regras. Noutros tempos, já um pouco mais velhos, mas ainda imaturos, não conseguíamos contornar as dificuldades da vida com a mesma sabedoria que você podia fazê-lo.

Hoje, podemos entender as razões pelas quais, muitas vezes e da sua maneira, estabelecia a ordem.

Sem as suas mãos que nos guiavam não seríamos formados para lutar pelos nossos sonhos ou enfrentar os obstáculos que, em cada etapa, a vida nos desafia.

Sem levar em consideração que deixamos de ser crianças há muito tempo, você ainda nos olha com o mesmo cuidado que se tem com uma.

Feliz de nós que temos um pai como você!

Ser pai hoje...


Seu modo de ser vai influir na formação dos filhos

Quando Deus escolheu José para ser pai adotivo de Jesus, Ele queria que o Menino tivesse uma referência de família aqui na terra. E uma referência excelente, é claro, tal o valor que o Pai Eterno dá à família e à figura do pai. José, da casa de Davi, não foi escolhido somente por isso. Ele tinha todas as qualidades para ser o pai de Jesus Cristo: homem temente a Deus, honesto, trabalhador, digno, carinhoso, extremamente religioso, colocando somente a sua confiança em Deus. Assumiu a situação mesmo antes de compreendê-la realmente, porque tinha por Maria muito amor, respeito e sentimento de proteção.

O pai é importante na família porque seu exemplo, seu carinho, seu modo de ser vai influir grandemente na formação do caráter dos filhos.

Sabemos que há pais descompromissados, que abandonam mãe e filhos, sem contribuir com o seu amor, com o seu bom exemplo, com a sua responsabilidade. Mas estamos falando não apenas do pai biológico, mas daquele pai amoroso, espelho do Pai do Céu, que gera, cria, educa, ama, ensina, está sempre presente na vida do filho.

Deus nos dá o Espírito Santo para que saibamos vencer os obstáculos que o mundo nos apresenta e que aparecem também quando não temos bons exemplos dentro do lar. Mas um pai afetuoso, enérgico, cuidadoso, honrado traz a presença do Espírito Santo na sua família porque ele é o amparo e a proteção de que a família necessita.

No mundo atual, cheio de consumismo, a mãe se vê na contingência de trabalhar fora para ajudar nas despesas da casa. Entretanto, a proteção, não a proteção financeira somente, mas a proteção moral, o apoio, a mão estendida do pai é imprescindível na vida de todo ser humano.

Hoje é difícil ser um verdadeiro pai. A sociedade tem valorizado muito pouco a família. Os pais, na ânsia de poder e riqueza, ou no afã de ganhar a vida para o sustento da família, se esquecem do sustento espiritual, do bom exemplo, do companheirismo, da austeridade, os quais, muitas vezes, se fazem necessários. Poucos são os pais que realmente dão uma educação viva e atuante no campo da fé aos seus filhos, dando o exemplo da participação dominical da Santa Missa e da vivência dos sacramentos. Os discursos emocionam, mas os exemplos dos pais carregam os filhos para o seio da vida comunitária, eclesial e religiosa da Igreja.

Que Deus abençoe os pais não apenas no dia que lhes é consagrado, mas em todos os dias de sua existência e os faça mudar a realidade, trazendo seus filhos para uma vida responsável e digna. Desta forma, os pais de amanhã serão mais presentes e o mundo será melhor. Que São José, pai nutrício de Jesus Cristo, abençoe a todos os nossos pais!

Fonte:http://www.cancaonova.com

FAMILIA , LUGAR DA ALEGRIA!!!!!


Hoje queremos falar da familia, um lugar que todos nós somos chamados a viver e voltar quando necessitarmos.

Justamente quando fazemos algo de errado é dela que nos escondemos e fugimos , talvez porque lá estão as pessoas que mais nos conhecem e sabem que algo não vai bem conosco mesmo quando não damos nenhuma dica.

Antigamente as familias tinham mais tempo para passar conceitos que hoje, quem recebeu ,usa como ferramentas no dia a dia da vida,mas, o que fazer quando esse tempo está cada vez mais escasso?

Hoje com a presença dos “computadores,celulares,canais por assinatura e etc… cada vez mais precisamos de criatividade para não deixar-mos que se esvazie o diálogo e os momentos de convivio ,pois se isso acontece nossa familia torna-se esteril e nào produzimos mais vida e aí vamos ficando frios ,calculistas, insenciveis e tristes.

Então qual a solução???

Uma delas é a “reaproximação diária e incansavel” de todos os membros para o nucleo do amor,diálogo ,compreênção diminuindo o espaço de tempo de uma geração e outra que existe ,mas pode ser uma riqueza e não uma diferença.

Musica ECC 40 anos. (melodia ao lado)


FAMILÍA

Alegria poder no final do dia encontrar

Minha família, meu lar, quem tanto amo a me esperar.

E saber que esta é uma riqueza que possuo: minha família, meu

lar, Meu céu, meu mar.

O infinito não seria suficiente pra mostrar

A imensidão do amor do meu lar.

O mais profundo oceano é incapaz de esconder a grandeza deste

amor em meu ser.

Família, você é vida, família, é alegria.

Família, esperança, união e força.

Tão linda como o sorriso da criança.

Família, você é vida, família, é alegria.

Família, esperança, união e força.

Tão linda como o sorriso da criança.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A IMAGEM JÁ DIZ TUDO!!!

NÃO DESISTA


Quando tudo não der mais certo e você já tentou todas as alternativas, não te desespere.

Deus proverá uma solução.

Ele é um Deus Fiel e te guardará de todo mal!

Momentos ruins não são eternos!

São como tempestades, só duram por algum momento!

Olhe para trás e veja quantas coisas piores você já passou e superou!

Algumas vezes as tribulações acontecem em nossa vida para nos amadurecer.

Portanto ANIME-SE.

Quando estiveres triste, olhe para o céu e veja o quão grande é!

Se Deus foi capaz de criar o céu, imagine se não é capaz de resolver seus problemas...

que são tão pequenos perto de tão grandiosa obra que é o céu...

Seus problemas não são maiores do que DEUS!

Faça como os triatletas nas Olimpíadas, mesmo não conseguindo chegar em primeiro lugar, lutam para chegar até o fim!

Portanto não desista dos seus ideais!

Lute até o fim, não desista no meio do caminho, diga: EU VOU VENCER!

Se estiveres triste, chore! Alivia a alma!

Jamais deixe que a tristeza tome conta de você! Jesus fala:

"ALEGRA-TE! TENDE BOM ÂNIMO QUE EU SOU CONTIGO!"

Busque a Deus de todo o seu coração!

Lembre-se que buscar a Deus tem que ser uma busca constante, diária.

Deus tem a solução para todos os seus problemas!

Para Deus nada é impossível!

TENHA UMA VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS!

Tenha amigos, mas nunca se preocupe com a quantidade, mas com a qualidade!

Busque amigos que te acrescentem pessoal e espiritualmente! Se eles nada te acrescentarem... AFASTE-SE

AS MÁS COMPANHIAS CORROMPEM OS BONS COSTUMES!

Tenha sonhos!

É nos seus sonhos que Deus age e revela o seu infinito poder.

NUNCA DEIXE DE SONHAR!

TENHA OBJETIVOS!

Reme contra a maré!

No decorrer da sua vida, você encontrará pessoas que irão te jogar "água fria"!

Irão falar que você é incapaz... que é impossível!

Dirão que aquilo que você tanto almeja não é para você.

NÃO DESISTA! O DEUS QUE SERVIMOS É O SENHOR DO UNIVERSO!

Tenha a certeza que dias melhores virão e tudo tem um propósito na nossa vida!

Nada é por acaso.

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR,

CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ.

Não guarde essa mensagem só pra você!

Lembre-se dos seus melhores amigos, envie esta mensagem e diga a eles de todo o seu coração:

LEMBREI-ME DE VOCÊ!

Um Abraço.

Tenha um abençoado dia.


TERÇO BIZANTINO.

domingo, 1 de agosto de 2010

VOCÊ TEM UM POUCO DE TEMPO?


A nossa vida caminha numa rotina, as vezes em passos lentos e outras vezes em passos rápidos. Nosso trabalho corriqueiro sendo executado, nossas atividades comunitárias e religiosas sendo realizadas de forma frenética e as vezes fanática, nossa atenção quase sempre voltada a apenas isso... trabalho..., vida comunitária..., igreja..., encontros..., preocupações demasiadas com o materialismo, e quase sempre deixamos de dar atenção em nossa casa, na nossa vida em família, nas prioridades do lar, (ficando essas coisas em segundo plano) para nos dedicarmos a todas as outras atividades.

Não temos tempo e não podemos perder tempo com “bobagens” não é mesmo!

Precisamos ganhar, ganhar, ganhar, mais e mais, precisamos ter muitos bens, precisamos estar sempre nas colunas sociais, precisamos ser sempre o centro das atenções, precisamos ganhar sempre mais dinheiro, comprar mais coisas que nunca usamos, nos divertir nas baladas da vida, precisamos, precisamos, precisamos.... PARE! Você não precisa de tudo isso!

Você já parou pra pensar que muita gente precisa de você?

Ofereça um pouco do seu tempo para quem precisa...e são muitos os que estão sufocados pela opressão social, pela marginalização, pelo preconceito, pela falta de amor. É só olhar a sua volta. Saia do seu egocentrismo, não se faça de vítima em tudo. Estenda a mão, cuide da sua casa, dos seus familiares, não só no lado material da vida, mas principalmente e primeiramente no espiritual. Dê mais valor a isso. Seja um “semeador” do amor de Deus, porque quando você semeia esse amor na vida do outro, tenha certeza de que alguém também vai semear esse amor em sua vida !

O tempo vai caminhando, os filhos crescem, ficamos velhos e não percebemos, pois estamos muito ocupados com outras atividades. A vida vai passando sem nos avisar, e quando nos damos conta, somos surpreendidos com a morte de uma pessoa querida; com a gravidez inesperada de uma filha adolescente; com a perda de um emprego; com a notícia de uma doença grave, muitas vezes em nós mesmos e que nos levarão ao fim da nossa jornada... e assim por diante.
E aí podemos pensar: - onde estou errando? Porque as coisas estão acontecendo assim? Como eu não percebi isso antes? Será que não tenho sido um bom pai, uma boa mãe ou um bom filho(a)? Calma!

Deus está querendo te mostrar algo que você não está vendo!

Preste mais atenção nas “pequenas” coisas, nos gestos, nas ações. Cuide mais da sua casa, da sua família, cultive e exercite mais a paciência com os mais velhos e com os doentes que dependem de você. É a caridade! Ela é a maior virtude de todas, maior que a esperança, maior que a sua própria fé; sem ela não somos nada e não ganhamos nada; veja na Palavra de Deus, na carta escrita por São Paulo, I Coríntios ( 13 - 1,13 ).

Esteja atento para que a vida não lhe traga nenhuma surpresa. E se mesmo assim as surpresas insistirem em aparecer, apenas confie no Senhor, apresente a Ele suas aflições e tenha fé Naquele que tudo pode.


Seja feliz, cultive a paz e a caridade em seu coração, tenha mais tempo!

Fique com Deus.


Fonte:http://www.renasceremmaria.com

Faça a sua reserva


Reserve tempo para rir, é esta a música da alma.

Reserve tempo para ler, é esta a base da sabedoria.

Reserve tempo para pensar, é esta a forma do poder.

Reserve tempo para trabalhar, é este o preço do êxito.

Reserve tempo para se divertir, é este o segredo da juventude eterna.

Reserve tempo para ser amigo, é este o caminho da felicidade.

Reserve tempo para sonhar, é este o meio de ligar a uma estrela, o carro em que viaja na terra.

Reserve tempo para amar e ser amado, é este o privilégio das pessoas de fé.

Reserve tempo para ser útil aos outros, esta vida é demasiado curta para que você seja egoísta.

Reserve tempo para a Missa, para a Eucaristia, para a Igreja,para a Família é este o segredo para a felicidade e a paz.

Fonte:http://novaalianca.org.br

O furo no barco



Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer. Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.
No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:
O senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.
- Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.
- Ah!, mas foi um serviço tão pequeno… Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!
- Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua “pequena” boa ação.

Não importa para quem, quando ou de que maneira: mas, ajude, ampare, enxugue as lágrimas, escute com atenção e carinho, e conserte todos os “vazamentos” que perceber, pois nunca sabemos quando estão precisando de nós ou quando Deus nos reserva a agradável surpresa de ser útil e importante para alguém.

Fonte:http://novaalianca.org.br

Passeio de bicicleta


No início eu via Deus como um observador, como meu juiz que levara em conta as coisas que eu fazia, para saber se por elas, merecia o céu ou o inferno. Eu estava ai fora como um personagem. Eu conhecia seu retrato, mas não conhecia a Ele mesmo.

Mais adiante, quando conheci a Cristo, a vida se transformou em um passeio de bicicleta. Era uma bicicleta para dois e Cristo ia na parte de trás ajudando-me a pedalar. Não lembro quando, Ele sugeriu que mudássemos de lugar. Desde então, a vida já não era mais a mesma!
Cristo faz a vida ser fascinante.
Quando eu dirigia, conhecia o caminho. Era algo aborrecido e eu já sabia o que iria acontecer. Quando Ele dirigia, conhecia deliciosos e longos atalhos, subindo e descendo as montanhas através de lugares rochosos a uma velocidade de quebrar o pescoço.
Tudo o que eu podia fazer era agarrar-me a Ele e agüentar, mesmo que parecesse uma loucura. Ele me dizia: “Pedala"! Eu, preocupado e ansioso perguntava: Onde me levas? Ele corria e não respondia e eu… comecei a confiar. Esqueci a tristeza da vida e me lancei à aventura.
No início, eu não confiava a Ele a direção da minha vida.
Pensava que podia causar acidente. Mas Ele sabe dar a inclinação perfeita à bicicleta nas curvas fechadas. Saltar grandes pedras, voar para suavizar as passagens perigosas. Estou aprendendo a calar-me e a pedalar nos lugares mais estranhos. Estou começando a desfrutar do panorama e da fresca brisa no rosto.
Ele só me olha, sorri e me, diz: “PEDALA “!


Fonte:http://novaalianca.org.br

Quatro velas e uma criança


Quatro velas estavam queimando calmamente. O ambiente estava tão silencioso que podia-se ouvir o diálogo que travavam:
A primeira vela disse:

- Eu sou a Paz! Apesar de minha luz as pessoas não conseguem manter-me, acho que vou apagar. E diminuindo devagarzinho, apagou totalmente.
A segunda vela disse:

- Eu me chamo Fé! Infelizmente sou muito supérflua. Há pessoas que não querem saber de mim. Não faz sentido continuar queimando.
Ao terminar sua fala, um vento leve bateu sobre ela, e ela se apagou. Falando baixinho e com tristeza a terceira vela se manifestou:

- Eu sou o Amor! Não tenho mais forças para queimar. As pessoas me deixam de lado, só conseguem se enxergar, esquecem até daqueles à sua volta que as amam. E sem demora apagou-se.
De repente… entrou uma criança e viu as três velas apagadas.
- Que é isto? Vocês deviam queimar e ficar acesas até o fim.
Dizendo isso começou a chorar. Então a quarta vela falou:

- Não tenha medo criança, enquanto eu queimar podemos acender as outras velas, eu sou a Esperança.
A criança com os olhos brilhantes pegou a vela que restava e acendeu todas as outras…

Que a vela da esperança nunca se apague dentro de nós…

Carta de um sacerdote



Hoje é dia do Sacerdote.
Por isso rezemos por todos os nossos padres, pelas vocações e pelo trabalho que realizam em todo o mundo silenciosamente a favor dos mais desfavorecidos onde na maioria das vezes, a mídia “não notícia".

“Sou um simples sacerdote católico. Sinto-me feliz e orgulhoso pela minha vocação. Vivo em Angola como missionário há vinte anos

“Não é de interesse que tivemos de socorrer a crise humanitária de cerca de 15 mil pessoas nos quartéis da guerrilha, depois de sua rendição, porque não chegavam os alimentos do governo e da ONU.”

“Não é notícia um sacerdote de 75 anos, Pe. Roberto, que vai até as cidades de Luanda curando os meninos da rua, levando-os a uma casa de recuperação, para que se desintoxiquem; que alfabetiza centenas de presos; e outros sacerdotes, maltratados e até violentados e buscam um refúgio. Menos ainda que o Frei Maiato, com seus 80 anos, passe de casa em casa confortando os doentes e desesperados.”

“Não é notícia que mais de 60 mil, dos 400 mil sacerdotes e religiosos, deixaram sua terra e sua família para servir seus irmãos em leprosários, hospitais, campos de refugiados, orfanatos para crianças acusadas de bruxaria ou órfãos de pais que faleceram com Aids, em escolas para os mais pobres, em centros de formação profissional, em centros de atenção a portadores do HIV… ou sobretudo em paróquias e missões, dando motivações para as pessoas viverem e amarem.”

“Não é notícia que meu amigo, Pe. Marcos Aurélio, por salvar alguns jovens durante a guerra na Angola, transportou-os de Calulo a Dondo e, voltando à sua missão, foi morto no caminho; que o irmão Francisco, com cinco senhoras catequistas, por ir ajudar as áreas rurais mais escondidas, foram mortos em um acidente na estrada; que dezenas de missionários na Angola morreram por falta de socorro sanitário, por uma simples malária; que outros voaram pelo céu, por motivo de minas terrestres, visitando seus povos. No cemitério de Kalulo estão os túmulos dos primeiros sacerdotes que chegaram à região… Nenhum deles passou dos 40 anos.”

“Não é notícia acompanhar a vida de um sacerdote ‘normal’ em seu dia-a-dia, em suas dificuldades e alegrias, consumindo sem barulho sua vida a favor da comunidade à qual serve.”

“A verdade é que não procuramos ser notícia, mas simplesmente levar a Boa Notícia, essa notícia que sem barulho começou na noite de Páscoa. Há mais ruído por uma árvore que cai do que por um bosque que cresce”

Padre Martin Lasarte



PARABÉNS NÃO SOMENTE AO PAPA, MAS A TODOS OS SACERDOTES QUE CUMPREM A MISSÃO DE EVANGELIZAR.

Fonte:http://novaalianca.org.br

Homenagem ao Dia do Padre



Padre, pessoa de Deus
Porta voz de Jesus Cristo.


Ser Padre é uma aventura
Viver entre espinhos e rosas
Sem nunca reclamar
Pronto a nos ajudar

Padre é aquele que perdoa
Que partilha os Sacramentos
Que anuncia a Boa-Nova
Que da massa é o fermento

Ser Padre é estar a serviço dos outros
Sem se preocupar com o tempo
Ser Padre é partilhar O pão que é Jesus
Alimenta com a palavra
Mostrando esta luz

Ser Padre: É ser alegre e otimista
É ser sal e luz
É ajudar o irmão
É sentir o peso da cruz
É ser filho de Deus
É ser irmão de Jesus!

Ser padre é ser “pai” de uma comunidade inteira. Como tal, ele é o homem da Palavra de Deus, da Eucaristia, do perdão e da bênção, exemplo de humildade, penitência e tolerância, o pregador e conversor da fé cristã. Enfim, é um comunicador e entusiasta da Igreja, que luta por uma vivência cristã mais perfeita.

Parabéns a todos os padres!!!

E que muitas bençãos e graças sejam derramadas na caminhada sacerdotal dos nossos padres!

5 passos para um caminho de oração


1º Passo: Falar a Deus - Aproximar e confiar dele
2º Passo: Falar com Deus - Entrar em intimidade com Deus
3º Passo: Ouvir Deus - Primeiro falo, mas depois tenho que deixar espaço para Deus falar e eu o escutar
4º Passo: Pedir o Espírito Santo - pois é Ele que nos revela a verdade de Deus
5º Passo: Rezar é amar - a minha oração deve refletir na minha vida com os outros e com a criação