Sagrado Coração de Jesus.

MANDE-NOS UM RECADINHO: ECCPACAJUS@BOL.COM.BR

Mande-nos um recadinho através do email: ECCPACAJUS@BOL.COM.BR

segunda-feira, 19 de julho de 2010

“Desde o começo da criação, Deus os fez homem e Mulher. Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne” (Mc 10, 6-7)


É preciso ter a coragem de aceitar e realizar com fidelidade o ensinamento de Jesus sobre o casamento. Trata-se, como o próprio Jesus ensina, de fazer violência a nós mesmos para possuir o Reino de Deus.

Uma mentalidade sempre mais imposta pelos poderosos grandes meios de comunicação, pelos organismos de educação pública e por vários setores influentes da sociedade, vê hoje no divórcio, no aborto e na relativização completa da união entre um homem e uma mulher no casamento, sinais de nova e mais profunda liberdade conquistada nas relações humanas.

Desse modo naturalmente a Igreja, sobretudo a Igreja católica, é uma instituição para ser combatida com todos os meios, e para ser acusada de autoritarismo e mesmo de obscurantismo.

Diante de todas as dificuldades objetivas porque passa a família hoje, os discípulos de Jesus são chamados a não fazer abatimento, ou mesmo “pechincha”, tendo em vista o ensinamento transparente de Jesus a esse respeito.

Os fariseus conheciam a legislação mosaica a respeito do casamento, que permitia ao marido escrever uma certidão de divórcio de sua mulher e despedi-la (cf Mc 10, 2-4). Jesus, em diálogo com eles reafirma o ensinamento de Deus anterior à lei mosaica, que está claramente presente no livro do Gênesis: “O Homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne” (Gen 2, 24). Jesus afirma que o mandamento escrito por Moisés se deveu à dureza de coração do povo da Aliança (cf Mc 10,5).

O Concílio Vaticano II, acontecimento cheio da luz do Espírito Santo para o nosso tempo, afirma que os esposos são chamados a “manifestar e provar, por sua vida, a indissolubilidade e santidade do vínculo matrimonial; afirmar ativamente o direito e o dever, imposto a pais e tutores, de educarem de maneira cristã a prole; defender a dignidade e autonomia legítima da família” (AA, 11 § 3º).

Convido vocês, marido e mulher, juntamente com seus filhos, a lerem nesta semana as belíssimas páginas do Catecismo da Igreja Católica sobre o sacramento do matrimônio (nn. 1601- 1666). Acreditemos com alegria na beleza da família cristã e a construamos com perseverança!

Fonte:http://www.cnbbco.org.br