Sagrado Coração de Jesus.

MANDE-NOS UM RECADINHO: ECCPACAJUS@BOL.COM.BR

Mande-nos um recadinho através do email: ECCPACAJUS@BOL.COM.BR

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Quem quizer ser grande, seja vosso servo; E quem quizer ser o primeiro, seja o escravo de todos” (Mc 10,43-44)


Não era esse acima o modo de pensar e de agir dos apóstolos Tiago e João, filhos de Zebedeu. Ao contrário, enquanto eles caminhavam para Jerusalém, Jesus instruía os doze apóstolos sobre o que iria acontecer com ele: “o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos escribas; eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, zombarão dele e cuspirão nele, o açoitarão e o matarão, e três dias depois ressuscitará” (Mc 10,33-34).Esta profecia tão realista e exata sobre o destino futuro do Messias, revelada por Jesus, era demasiado dura e contraditória para o pensamento dos apóstolos, que ainda imaginavam o Messias cheio de poder político e militar. Para eles, de fato, a cruz apresentada por Jesus mostrava-se como escândalo e loucura.


“Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” (Mc 10,37), foi o pedido de Tiago e João, confirmando sua mentalidade de privilégio e de glória, colocando-se acima dos demais apóstolos e, por isso mesmo, causando a reação deles (cf Mc 10,41).A cruz, a paixão e a morte de Jesus indicam a escolha de outra estrada para os discípulos. Ela não poderá mais ser a da dominação, do privilégio, isto é, do individualismo. Será a estrada do dar a vida por amor. Por isso, diz Jesus aos discípulos: “Entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,43-45).

Jesus, o Filho de Deus, é o sumo-sacerdote “capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós,com exceção do pecado. Aproximemo-nos então, com toda a confiança do trono da graça...” (Hb 4,15-16).À luz dessa inversão de mentalidade ensinada por Jesus, você e eu somos chamados a inverter nossas tendências de ocupar os primeiros lugares, para ocuparmos com alegria o lugar do serviço continuado ao irmão, à irmã.


+ João Braz de Aviz
Arcebispo Metropolitano de Brasília

Fonte:http://www.cnbbco.org.br