Sagrado Coração de Jesus.

MANDE-NOS UM RECADINHO: ECCPACAJUS@BOL.COM.BR

Mande-nos um recadinho através do email: ECCPACAJUS@BOL.COM.BR

domingo, 8 de agosto de 2010

O perdão na família


Como cristãos somos chamados a viver da misericórdia de Deus. "Sede misericordiosos como vosso Pai do céu também é misericordioso" (Lc 6,36). Aliás, o próprio Jesus proclama que "Os misericordiosos alcançarão a misericórdia e deles é Reino dos céus" (Mt 5,7).

A família cristã elevada por Cristo e pela Igreja como o berço do amor e da vida, a escola viva dos valores, a igreja doméstica, é chamada a viver um amor de misericórdia que se assemelhe ao amor de Deus pela humanidade.

Mas o que significa viver do amor misericordioso de Deus? Trata-se de viver no amor que vai além do perdão em si. A família cristã é chamada a viver num compromisso de vida e de amor que vai além do perdão em si, assumindo o compromisso de reconciliação e de ajuda com a pessoa que erra, não com seu erro, pois: "No amor somos sempre devedores", nos fala o apóstolo Paulo. Trata-se também de viver numa relação de vida onde os pais e filhos assumem viver no amor do perdão e da reconciliação, da cura das feridas humanas, psíquicas e espirituais de quem erra. Num passo maior, temos que aprender de Cristo a lição do Calvário onde Ele perdoa e intercede junto do Pai por aqueles que o crucificaram. Sem dúvida é algo impossível fora da graça e da ajuda de Deus.

Como nunca tem se falado do amor. A palavra amor perdeu seu significado maior: de salvar o outro. Sem o amor que traz em sua essência a força do perdão, a família humana, diretamente na relação pais e filhos, se transforma numa relação de pura reivindicação e não numa comunidade viva de amor e de perdão.

Somos chamados a viver em família dentro de um clima de amor que se assemelhe ao amor de Cristo que, sendo crucificado e condenado injustamente à morte de cruz, perdoa e intercede por aqueles que o mataram, a confiar em Pedro toda a responsabilidade da Igreja apesar de Pedro ter negado Jesus no momento em que Ele mais precisava de sua companhia e de sua ajuda.

Sem dúvida, viver este amor não é nada fácil e nem agradável. Exige o preço da doação, da renúncia, da cruz e de muitas mortes. É um amor que normalmente contradiz os critérios de um mundo centrado nos interesses do bem estar pessoal, na divisão de classes, de cor, de raças e de credos, sem o espírito da partilha, do perdão e da reconciliação. Temos um caminho a seguir que o Pai nos deu para vivermos o amor de perdão e de reconciliação: Jesus. No "sede misericordiosos como vosso Pai do céu é misericordioso", reside todo segredo, força e coragem para vivermos o perdão em família e na família.

Nossas famílias se encontram muito feridas pela falta de amor, de diálogo, de perdão e de reconciliação. Peçamos que o Deus Pai de infinita misericórdia na graça de Cristo e na ação do Espírito Santo interceda por nossas famílias tão fragilizadas dos tempos em que vivemos.

Na passagem do dia das mães e hoje celebrando o dia dos pais, roguemos a Maria,Mãe de Jesus e nossa Mãe e São José modelo de Pai para nós na família de nazaré interceda por nossas queridas famílias terrenas e por todas as pessoas que através de sua doação e serviço tornam presente e vivo o amor da misericórdia de Deus a favor dos mais pequeninos e necessitados de nosso tempo.